sábado, 19 de dezembro de 2009

T. "Tia" X.

Querida Margarida,

estou a escrever estas palavras porque a tua mãe teve a bela ideia de te deixar um testemunho, com as minhas experiências e alguns conselhos. Isto para mim seria muito simples, bastava um “Olha para a "tia" X. e segue-a como um ídolo!”, mas como já sei que há uma grande probabilidade das outras tias lerem isto, e se não lerem a tua mãe vai lhes dizer certamente, tenho então de escrever outras coisas para não criar inveja nas outras babes.

Não é com 28 anos que vou poder ensinar-te tudo da vida, afinal ainda tenho muito para aprender, mas pelo menos posso dar-te umas dicas de como sobreviver dos 7 aos 28 anos. Ok, pronto, dos 3 aos 28 anos (antes disso não me lembro de grande coisa), mas até aos 7 vais ter de pedir à tua mãe para ler este testemunho, a não ser que sejas uma criança sobredotada e consigas ler antes, o que só me ia deixar muito orgulhosa da minha sobrinha : - )

Vais perceber que nos teus primeiros 20 anos, a tua vida é passada praticamente na escola. No meu caso passei também um pouco por outros lados, complementando com outras actividades, umas por necessidade como a natação e o taekwondo por exemplo, outras porque foram incutidas pela família (se o avô é maestro, a neta tem de saber tocar alguma coisa) e outras por curiosidade, tal como a dança, o ski e o mergulho. Talvez porque desde pequena estive sempre envolvida em actividades, umas mais violentas que outras, acabei sempre por tentar fazer coisas diferentes, faz-me um pouco de confusão ficar muito tempo a fazer a mesma coisa. Também tenho o “bichinho” das viagens e que é das coisas que mais gosto de fazer, porque fiz sempre muitas viagens para o estrangeiro com os meus pais e isso tornou-se praticamente numa necessidade da família…

Daí ter ficado conhecida como a tia mais aventureira! Acho que nestas histórias das aventuras até és capaz de puxar a mim, obviamente que isto depende da pessoa, mas eu também depende da educação que nos dão e nesse aspecto a tua mãe tem mesmo feito com que andes entretida, desde a ginástica ao inglês, passando pela natação.

Por isso, entre escola, hobbies, viagens e outras maluqueiras que tenho a certeza que vais fazer deixa-me dar-te só alguns conselhos que vão dar jeito:

1. É na escola que vais conhecer os teus primeiros amiguinhos. Vais ter uns que gostas e outros nem por isso. O truque é não tentar tratar mal as pessoas e evitar ficar chateada com os rapazes e raparigas mais populares da escola. Não precisam de ser os teus melhores amigos, mas também não os queremos como inimigos, a não ser que o teu grupo de amigos tenha a maturidade suficiente e seja bastante forte para te apoiar. Este conselho é aplicável a toda a tua experiência escolar, desde o infantário até ao 12º ano.

2. Evita apanhar abelhas com a mão. Se o quiseres fazer, faz só no infantário e tens de ter um pote logo ao lado para as colocar lá dentro o mais rápido possível.

3. Não comas muito depressa. Mesmo que no infantário ou na escola te incentivem, oferecendo arroz doce com palhacinhos para o menino que comer mais depressa, não o faças, porque isso faz mal. Hoje em dia eu como muito depressa e não devia.

4. Tenta não mostrar que tens medo, se mostrares os outros meninos podem aproveitar para te fazer mal. Se tiveres com problemas com alguém fala com a tua mãe ou com as tias, não fiques preocupada com as queixinhas ao director, lembra-te é que provavelmente já passámos por isso e podemos ajudar-te.

5. Tenta não bater muito no teu irmão ou irmã, acredito que até vais ter ciúmes dele(a), mas pensa nisso como uma oportunidade de fazeres outras coisas sem teres sempre os pais em cima de ti : - )

6. Na macaca ou no elástico tens que dizer que és “zerinho” que é para seres a primeira a jogar. Se alguém vier com a história do cavalinho branco, podes dizer que és “Deus”, ninguém se atreve a ser primeiro que “Deus” por isso resulta sempre.

7. Não te pendures nas árvores, mas se o fizeres e caíres, não caias com o braço debaixo do rabo senão tens de ficar 3 meses com o braço ao peito.

8. Não desças as escadas a correr, especialmente com as luzes apagadas, já experimentei e não funcionou, fiquei mais 3 meses de gesso na perna.

9. Não jogues à bola ou basebol com pedras, também não funciona, acredita que eu já experimentei.

10. Há muitas actividades que podes fazer nos tempos livres, é só escolher, não te ponhas em frente à televisão ou ao computador!

11. É preciso estudar, temos de acabar a faculdade, porque sem isso não vamos a lado nenhum. Às vezes é mais difícil estudar, mas pode ser falta de método. Estamos cá para ajudar : - )

12. Lembra-te que sempre que fizeres alguma coisa em público há sempre alguma possibilidade de alguém ver e virar isso a favor ou contra ti;

13. Não te arrependas das coisas, pensa que aprendeste com isso e que não o vais fazer outra vez.

14. Um hobby é isso mesmo: um hobby.

15. E finalmente: O mundo é muito grande, dentro e fora de Portugal, há sempre a possibilidade de alargar mais os horizontes : - ) (e pronto, com esta a tua mãe proíbe-me de te ver mais alguma vez para não te meter caraminholas na cabeça…)

O mais importante de tudo é que tens de te lembrar que podes sempre contar comigo.

Muito beijinhos e muitas felicidades

X.

Nenhum comentário: