sábado, 19 de dezembro de 2009

T. "Tia" Luz

Margarida,

Deves conseguir ler esta mensagem sozinha quando tiveres 6 anos, mas provavelmente só a vais entender na totalidade muito mais tarde...

Quando fizeres 6 anos

“Boa Gui, conseguiste lêr esta mensagem da tia... Já estás tão crescida e lês tão bem! Continua a ser assim uma menina linda e bem disposta como és. Sê amiga dos teus pais, dos teus avós, da tua familia, das tuas tias, dos teus amigos, de TODOS! (esta é a plavara mágica). Cuidado com os doces, quando a mamã te diz que não podes comer mais doces é porque te adora e quer que tenhas uns dentes lindos de princesa.

Quando fizeres 11

Não entres em pânico... isso é tudo normal! Todas as meninas quando têm a tua idade começam a ter o periodo, ou menstruação. Há quem também lhe chame “história” ou “benfica” (mas esta deve estar fora de questão já que provavelmente és Sportinguista ferranha – haja um milagre!).

É nesta altura que começamos a ficar mulherzinhas. A mamã vai-te ensinar tudo o que deves fazer, mas se precisares de mais alguma coisa a tia também te pode contar a sua experiência. Não te preocupes porque podes continuar a fazer tudo o que gostas e como gostas, brincar, andar de bicicleta, ir à praia, estar com as amigas.

O melhor conselho que te posso dar aqui é: partilha tudo com a tua mãe, ela é a melhor pessoa para te guiar nestas coisas a partir de agora. O papá vai ter um bocadinho de ciúmes... mas que fazer, são mesmo coisas de Babes!

Quando fizeres 16

Não insistas porque não podes começar a faltar aos eventos familiares só porque já és quase maior de idade. Vai ser uma tristeza para nós quando os teus pais chegarem ao restaurante e disserem: “ A Gui não vem, tinha qualquer coisa combinada com os amigos”. E depois? Quando é que te vemos? Quando é que podemos saber coisas de ti contadas na 1ª pessoa?

Provavelmente já pediste aos teus pais para sair à noite. Se é que não saiste já, dado que não faço ideia qual é que vai ser o critério deles. Da minha parte o que te quero dizer é, não tenhas pressa! Se puderes sair, sai e diverte-te, sempre com o máximo cuidado, que as luzes glamorosas da noite ofuscam por vezes os perigos que nela se escondem, Se não puderes sair, não fiques triste... tens todo o tempo do Mundo para o fazeres. Olha só para as tuas "tias" Rc., X. e R., nesta altura em que te escrevo, têm quase 30 anos e ainda saem praticamente todos os fins de semana até de manhãzinha.

Para além disso começa já a pensar naquilo que queres ser. Eu sei que é complicado aos 16 anos teres de pensar na profissão que queres ter daqui a 10 anos, mas como vais mesmo ter de tomar opções mais vale teres pensado nelas antes do que teres de tomar uma decisão à pressa.

Quando fizeres 21

Já és maior de idade em todos os aspectos e se chegaste aqui saudável eu já estou super, hiper, mega feliz. A adolescência é um dos períodos mais conturbados da nossa vida mas também é um dos mais bonitos e importantes, uma vez que é nesta fase que nos definimos como individuos na sociedade e ficamos mais à vontade com quem somos.

Provavelmente estás já na faculdade. Aliás, se calhar até já a terminaste porque se o tratado de Bolonha passou a licenciatura de 5 para 3 anos pode vir outro tratado qualquer decidir que a licenciatura afinal faz-se num ano, seguido de 15 anos de especialização... sei lá!

Aproveita os anos de faculdade. Vais passar o resto dos teus dias com saudades destes tempos. Não há nada que seja mau. Pela primeira vez vais-te sentir realmente independente, todos os dias sabes mais que no dia anterior (e nas vésperas dos exames deverás saber ainda mais), conheces amigos e professores que vão mudar a tua vida, estás sempre entre aulas e festas e festas e aulas. E faz um favor grande à tia... independentemente do que os teus pais disserem arranja maneira de fazer Erasmus. Provavelmente podem tentar dissuadir-te (mas só porque te adoram e vão morrer de saudades) mas como é imperdível este é dos poucos momentos em que não ligar aos pais poderá fazer algum sentido.

Ah... e é verdade. Não deixes de te apaixonar e desapaixonar pelo menos 10 vezes. E não passes a tua vida sem curtires pelo menos um desgosto amoroso, faz parte! Vais ver que te vai ajudar a conheceres-te melhor. Claro está que é mesmo nessas alturas que as tias entram em acção com toda a nossa experiência de vida. Vamos estar sempre lá para te apoiar e dizer que ele não te merece (esta máxima para mim será sempre verdade quando aplicada ao teu caso).

Quando fizeres 28

Se quiseres casar, casa-te na Primavera ou no Verão. Tem de ser com bom tempo, porque a tia quer estar com um tom de pele aceitável. Dito isto (que também é muito importante), não te esqueças que tem mesmo de ser o homem da tua vida (ou mulher, não quero que depois sintas que esta carta te descrimina de alguma forma... eu vou gostar de ti de qualquer maneira).

Escrevo-te estas linhas ainda acabadinha de casar, por isso neste momento a minha imagem é a mais cor de rosa possível. Mas como eu acredito que se deve olhar sempre para a vida assim, esta é a melhor altura para te dar conselhos neste ponto.

É muito importante que seja uma decisão sincera e verdadeira. Não te sintas pressionada pelo que deves fazer e quando. Muito particularmente não o faças se não tiveres certeza que a pessoa que tens ao teu lado é a pessoa certa. E como é que vês que é a pessoa certa? Não é nomeando as qualidades mas sim os defeitos. Quantos mais ele tiver melhor, porque é sinal que já descobriste a maior parte. Não tem de ser a pessoa perfeita mas sim a pessoa perfeita para ti (Cliché alert!).

Tenho um feeling que ele vai sentir um respeito enorme (para não dizer algum receio) do teu pai. Sabes que ele vai proteger sempre a sua bebé com unhas e dentes, por isso provavelmente vai-lhe fazer a vida negra até compreender que de facto é um homem que te merece. Tem paciência e apoia o teu namorado. Cada vez que ele começar a suar e gaguejar de embaraço, dá-lhe a mão para ele se sentir apoiado.

A partir daqui os meus conselhos já não são válidos, porque tenho exactamente 28 anos.

Poderia dizer-te o que fazeres aos 50, mas será mera especulação.

No entanto tenho a solução perfeita. A partir dos 28 o meu conselho é que me ligues ou que apareças lá em casa. Os tios Luz terão sempre a porta aberta para ti.

Bom crescimento, diverte-te

Tia Luz

Nenhum comentário: