sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Concerto para bebés 18012009


Mais uma vez gostaste. Adoraste! De novo um concerto para bebés no Centro Olga Cadaval que primou por ser adequado aos bebés, bom, divertido, interessante e de repetir sempre que se possa! Nada de novo haveria para dizer, não fossem dois acontecimentos – digamos assim.

Por um lado, além do habitual facto de depressa perderes a vergonha e te ambientares indo para o meio do espectáculo, olhando para todos os músicos e bailarinas, tocando e mexendo nos instrumentos e tirando as chupetas dos mais novos que encontras durante esta diversão, desta vez também dominaste! Literalmente! Dominaste o espaço e grande parte das atenções. Às tantas a sensação que tive é que talvez tenhas achado que todos estavam ali por ti, a música, os músicos e bailarinas eram só um plus!!! LOL! Ora dançavas e batias palmas, ora sorrias para os músicos que tocavam até te darem a “devida” atenção, ora querias porque querias as pautas por onde eles se guiavam (ou guiariam se não as tirasses do seu alcance)… Bem que a bailarina sentada ao nosso lado tentava dissuadir-te, mas achaste que as pautas, tão direitinhas e forradas com cartolinas de cores fortes, eram exactamente o que de mais interessante havia à “mão de semear”! Foi de tal modo, que muitas vezes ela brincou contigo, te pegou ao colo e, no final, na hora de dizer “até à próxima” lá andaste ao colo dela fazendo parte da roda juntamente com mais um ou outro irrequieto! Como a indicação é a de que os pais devem tomar uma posição o mais pacífica possível, sendo que todos os intervenientes do espectáculo estão ali também para “controlar” as crianças e, como não houve indícios de que precisassem da minha ajuda, limitei-me a rir, enquanto trocava com o pai olhares de cumplicidade e alguma “vergonha”, limitei-me a ir buscar-te cada vez que te via prestes a roubar outra chucha que não te pertencia. Se queres que te diga foi hilariante, sobretudo ver-te tão “peixe na água”, tão à vontade, tão feliz. Se pudesse comprava os bilhetes para todos os concertos dos próximos 3 anos! : - )

Mas mais giro ainda, foi algo que nunca tinha presenciado e que me tocou profundamente. Inicialmente, ficaste quieta no meu colo (talvez os primeiros 5´a 10’ do espectáculo). Uma das senhoras começou a cantar o que me pareceu ser música lírica (com certeza diferente do habitual, adaptada, mas muito idêntico). As tuas mãozinhas apertaram as minhas e então olho para ti e reparo no teu sobrolho franzido… Comecei por achar que ias desatar a chorar, mas eis senão quando a tua expressão evidencia tristeza e começas a fazer beicinho. Beicinho mesmo “à séria”, reflexo de um sentimento profundo, de algo que te tocou. Emocionei-me imenso. É raro fazeres beicinho e, de facto, nas vezes que o tens feito costuma associar-se a indignação, ofensa. Assim nunca tinha assistido. Posso jurar que te tocou, aquele som, aquela voz ou tudo isso vindo daquela mulher. Foi algo relativamente rápido e, quando ela parou de cantar, serenaste e ficaste mais séria, quieta, libertando a pressão que fazias com as tuas mãozinhas… Será que vais ser fã? De música lírica? De ópera? Que lindo filha.

Nenhum comentário: