segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hábitos

Somos animais de hábitos. Somos assim, não há que negar, as evidências são óbvias. Habituamo-nos às pessoas, ao clima, ao que é bom e ao que é mau regularmente, às nossas coisas, ou à falta delas. A dor também atenua com o passar do tempo, com o hábito da convinvência com o facto ou a falta dele, daquilo que a origina. Mas não é fácil e há dias piores, mais cinzentos. Aqueles que estão longes e por vezes aparecem, visitam, passam por cá, não têm noção da falta que fazem. Ou talvez não queiram ter noção, fingam que não é nada com eles. Descartam-nos sem olhar para trás. Não todos. Alguns. Por sinal os mais importantes. Não têm noção de que estar uns dias e voltar a partir, soam-nos a nós como breves segundos. Parece que vivemos um sonho e assim que vão, tão depressa como vieram, parece-nos que nem foi real. Eu confesso que não me habituo é às surpresas. Há quem diga que sou demasiado ingénua, terra-a-terra, transparente. Sempre que me magoam eu nunca estou à espera. Nunca digo, só podia, já se estava a ver, não. Iludo-me com facilidade e, mesmo com o passar dos anos, tenho sempre esperança de que um dia seja de vez: venham e não voltem a partir. Surpreendo-me sempre. Sempre quando isso não acontece. Enfim, confusa filhas? Creio que sim, para vocês. Mas perguntem que eu explico. Tudinho. A vida por vezes é dura, mas é isso que faz da vida o que ela é: o bom e o mau. Por isso eu explico, tudo. Desejo que não se iludam tanto como eu, mas que nunca deixem de sonhar. Por ora vos digo que basta-vos saberem que a vida é linda, maravilhosa, que devemos aproveitar cada raio de sol (literalmente e não só), cada segundo que respiramos. Mas por vezes a vida não nos sorri. Nessa altura, o truque é encarar o facto ou a mudança como algo positivo. Ainda que não vejamos nada de bom naquele momento, é acreditar que um dia, mais cedo ou mais tarde, olhamos para trás e vemos o que isso nos ajudou a crescer; nos mudou o curso do nosso caminho; nos fez viver esta ou aquela situação boa; conhecer esta ou aquela pessoa... Falar é fácil, mas é esse o truque. 

Nenhum comentário: