segunda-feira, 18 de julho de 2011

Barrigas - partos

Margarida: indução marcada. Às oito da manhã estava em Santa Maria. Às onze começou a indução. O dia inteiro numa cama foi cansativo. Para o papá, mais ainda. Sentado numa cadeira. As contracções foram algumas até poder levar a epidural. Após isso, a única parte desagradável, foi a enorme vontade de fazer força ainda com 6 dedos apenas de dilatacção. Valeram os ensinamentos da querida XXL. Fartei-me de soprar (como se soprasse uma vela inapagável), até chegarem os anestesistas para me darem o reforço. Estavam a entrar para uma cesariana, pelo que estive ali um bom bocado a ver a “coisa mal parada”. Depois de muitas contracções seguidas mas pouco fortes já à noite, tiveste uma bradicárdia e assolou-nos o medo de termos de partir para uma cesariana. Felizmente que recuperaste, depois de eu obedecer às ordens das médicas: de gatas em cima da cama, com máscara de oxigénio. Às 00h48 nasceste. Fiz força creio que 5 vezes. Levei 3 pontinhos, apenas da pequenina laceração. A tia C. esteve sempre presente.
Maria: Depois de um “toque” de manhã, as contracções começaram à hora de almoço. Eram ritmadas, curtas, mas com pouca dor. À tarde já doíam alguma coisa. Depois de jantar e deitar a Margarida, o papá foi buscar a avó M. que ficou cá em casa. Eu e o papá fomos ainda andar uma hora para ver se chegava a Santa Maria com dilatacção suficiente para levar a epidural. À meia noite dei entrada e fui internada talvez quase à uma da manhã, com 3 dedos. Assim que subi ao piso da obstetrícia, levei a epidural. Ao contrário da primeira vez, só à terceira tentativa é que conseguiram que o cateter ficasse como deve ser... Deviam ser quase três da manhã quando adormeci. Apesar das contracções, às cinco da manhã tinha apenas evoluído um dedo. Com 4 dedos de dilatacção em tantas horas, achei que nunca mais. A médica disse que era normal. As águas foram-me rebentadas, tal como da primeira vez. Às 6 da manhã acordei e avisei que estava com muita vontade de fazer força. Dez dedos! Numa hora dos 4 cheguei aos 10. Chamaram a tia C. e foi ela a fazer o parto novamente. Assim, nasceste 12m depois. Fiz força duas vezes e levei dois pontos da mínima laceração. A tia C. não estava de banco ao contrário da primeira vez, mas por sorte tinha trocado com uma colega.


A tia C. disse-me de ambas as vezes: nasceste para isto (nasceste para parir). :-) E que sorte a minha!     

Nenhum comentário: