segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O drama da chucha


Até entrares no Colégio já só usavas a chucha para dormir. Fosse a sesta ou à noite. De resto, passavas bem sem ela. Nem te lembravas. Com a estreia na Infantil, sobretudo nas primeiras duas semanas, a chucha foi um grande apoio. Sobretudo uma serenidade, um aconchego, um mimo, uma ligação a casa e ao conforto. Para dormir é óbvio que a tinha sempre, mas também a deixávamos contigo de manhã e só te começaram, ou mesmo tu própria, a guardá-la na mochila até à hora da sesta, quando já ficavas sem choramingar, sem ficar triste. Foram duas semanas. Bastaram duas semanas para voltares a fazer da chucha o teu “mais-que-tudo”. Até essa altura estávamos mais ou menos tranquilos. O dentista tinha dito que até aos três anos não seria grave. Já fizeste os três anos. Ao contrário da fralda que deixaste por completo com dois anos e meio, a chucha parece ser, não só ainda um sinal da tua “bebezice”, mas sobretudo uma adoração. É de facto.
Aproveitámos a reunião com a tua Educadora no início de Janeiro para abordar o tema. A R. é de opinião que agora não seria boa altura para te tirar a chucha. Tirar é o termo. Se fosse de livre vontade, não haveria problema. Isto porque com a chegada da Maria em Maio, a R. crê que é um apoio grande. Já bastará o possível retrocesso em relação à fralda. Ficámos a pensar no assunto. Achámos que era capaz de fazer sentido. Resolvemos não incentivar, nem deixar de o fazer. Pura e simplesmente ignorar a chucha. Houve um dia em que tu e o pai se esqueceram dela em casa de manhã. A R. disse que não fizeste birras, não choraste, compreendeste, estiveste bem. Contudo, na hora da sesta, não dormiste. Apesar de teres ficado quietinha, não conseguiste adormecer…
Sucede que na consulta dos três anos a semana passada, a C. expressou uma opinião diferente. Disse-nos que achava que devíamos ir tentando o desmame. Que chegar a Maio e ficar sem a chucha depois, poderias sempre associar à Maria. Isso não é desejável. Por outro lado, se não deixares até lá, o mais provável – disse-nos – é deixar a chucha já só aos 5 / 6 anos. É muito tarde.
Ficámos um bocado desanimados no meio destas duas teorias. Apreensivos. Resumindo, começámos a tentar forçar. Agora incentivamos-te, aplaudimos e premiamos quando a chucha é apenas e somente para dormir. Não tem é sido fácil. Chegas a dizer-me que vais só buscá-la um bocadinho. Quando te pergunto porquê ou para quê, respondes simplesmente: poque eu gosto tanto dela… :-)

Nenhum comentário: