terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Das últimas


As duas a arrumar roupas tuas que serão agora para a bebé.
Eu: Não te dói as costas Margarida?
Tu: Não.
Eu: Que forte, a mim doem-me.
Tu: Não te preocupes mamã que eu tomo conta de ti.
(…)
Eu: Sabes que esta roupinha é tua, vestis-te toda quando eras bebézinha. Não te importas de emprestar à mana?
Tu: Não mamã! Não m’impoto! E empesto todos os meus binquedos. E ela dorme na minha cama, ao pé de mim.
Eu: A mamã não se importa que a Maria durma ao pé de ti, eu até acho uma óptima ideia, mas sabes, de início, logo depois de ela nascer, terá de dormir no quarto da mãe e do pai porque a mãe tem de lhe dar leitinho a meio da noite.
Tu: Mas eu dou mamã.
Eu: Quando a mana beber do biberão podes dar, mas logo depois de nascer o leitinho que ela bebe vem da maminha da mãe…
Pensaste uns minutos…
Tu: Não faz mal mamã, eu dou. Eu pego na tua maminha e dou!

Tu: Mamã estamos a ir para casa?
Eu: Sim estamos.
Tu: E o papá já está em casa.
Eu: Não, ainda não.
Passados uns minutos.
Tu: Mamã, mas não ligaste ao Ricardo a dizer!!!

Eu: O nome do episódio é ”o que é que eu quero ser”.
Tu: Ela quer ser crescida.
Eu: Não filha, o que é que a Princesinha quer ser quando crescer; quer ser professora, polícia, enfermeira… E tu já sabes o que queres ser?
Tu: Eu quero ser médica. A Princesinha quer ser bailarina.

O papá explicava-te:
Papá: Vou-te dizer uma coisa que tu ainda não sabes filha, os animais não têm supermercado. Os animais grandes comem os mais pequenos…- credo, pensei eu… a criança fica horrorizada… - …Por exemplo a orca come peixinhos…
Tu: e o leão come hambúrgueres!

Tu: Olá pai, o chouriço!
Papá: Ou-ri-ço filha, ouriço.

No restaurante, todos à mesa:
Papá: Porque é que tiraste os sapatos Margarida?
Tu: Porque não se está de sapatos no sofá…
Eu: Queres alguma sobremesa? Há fruta e…
Tu: Eu quero mousse.
Eu: mas mousse não há.
Tu: Há que eu vi. (Levantaste-te da mesa e foste mostrar. Era leite creme e não mousse. Voltaste para a mesa).
Eu: Já vem o teu leite creme.
Tu: Abracadabra, pimpirilimpimpim, faz aparecer um leite creme para mim!

Tu: Olá mamã! Olá Maria! (enquanto levantavas a minha camisola e falavas para a barriga). Posso dar festinhas mamã?
Eu: Claro que sim.
Tu: Ela gosta?
Eu: Gosta muito e sente as festinhas. E ouve-te falar. Depois quando a Maria nascer, já te conhece, conhece a tua voz, já sabe que és a sua irmã mais velha.
Deste muitas festinhas e beijinhos na barriga. Depois disseste:
Tu: Ainda não disse à G. e à R. que vou ser a irmã mais velha!
Eu: Podes dizer já para a semana, quando regressares ao Colégio.
Tu: Vou dizer!!!

Perante a barba rala do avô F.:
- Avô tens aqui açúcar… (com as mãos na cara do avô).Avô esse açúcar pica!
O avô riu-se… E tu continuaste a observar espantada:
- Mas avô, tu tens açúcar por toda a cara!

Tu: Porque é que compraste um carro preto papá?
Papá: Porque gosto do carro em preto.
Tu: Eu queria um carro vermelho!
Papá: Quando fores crescida quem sabe poderás ter um vermelho.
Tu: Sim, eu e a Madalena P. que também vai ser uma mosqueteira como eu e vamos ter um carro vermelho!

Ao colo do pai, com o peluche pato Pedro pela mão, pendurado atrás das costas. Passas o pato para a tua frente e gritas – tipo “aviso à navegação”:
- Bonecos à frente!!!

Soprei para apagar uma vela.
- Mamã, estás a soprar… a Maria já saiu?!!?? Ahahahahah.
Até já fazes piadinhas…

Eu: Margarida é mesmo uma menina que está na barriga da mamã. É a Maria.
Tu: Mas mamã, que quero um menino.
Eu: Eu sei querida, mas desta vez ainda não é um menino. Talvez haja uma próxima vez.
Tu: Olha mamã, eu dou a minha chucha ao Tony, mas também dou uma à Maria, ok??
Eu: Ouve lá a mãe Margarida, a tia C. já confirmou. Viu uma menina dentro da barriga da mamã.
Tu: Mas quando eu tiver a barriga grande como tu, com um bebé, a tia C. vai dizer que é um mano!
Eu: Que grande confusão… Ainda falta muito, muito tempo para teres uma barriga como a da mãe. Talvez nessa altura seja um menino, mas não vai ser teu mano. Mana é a Maria.
Tu: Tá bem…

Papá: Ai filha, tu quando cresceres vais ser mesmo um terror…
Tu: Olha pai, pai eu vou ser uma estrela e uma mosqueteira!!!

Nenhum comentário: