segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cambalhota

Bem sei que a ginástica te ajuda ao nível motor e cognitivo, com tudo o que implica em termos físicos e com todos os jogos, canções e aprendizagens, ao nível social com o convívio com as outras crianças e a muitos outros níveis que com o tempo vou descobrindo. A última grande evolução deve-se mesmo à ginástica em si. Sexta-feira, quando te fui buscar a casa da avó, pediste para ir para a tua cama (aquelas de viagem com rede à volta). Primeiro tentaste subir sozinha, trepando literalmente. Quando me apercebi que provavelmente conseguirias, peguei-te ao colo e pus-te eu lá dentro, com receio que o começasses a fazer todos os dias. Uma vez lá dentro, saltaste e deste voltas e mais voltas em perfeito êxtase e contentamento! De repente, lançaste-te em plena cambalhota. Eu observava de fora e confesso que nem me mexi. Na verdade, na ginástica já fazes muito bem a cambalhota para a frente, mas nunca dispensaste (ou dispensámos!) a minha ajuda ou do professor. Quando realizei que estavas a dar uma cambalhota perfeita sozinha, já não cheguei a tempo. Estava dada e muito bem! Tremi! Só pensava que poderias ter magoado o pescoço ou ficado a meio do exercício. Mas já estava dada e tu, claro, muito feliz da proeza. Até à data, todas as que davas sozinha, enviesavam a meio caminho, pelo que, nunca chegavas a fazer uma verdadeira cambalhota. Acabava sempre por ser meia cambalhota, em que o teu corpo pendia para um dos lados. Desta vez foi mesmo perfeita: mãos ao alto, ao lado da cabeça, mãos no chão e cabeça para baixo a olhar para a barriga e… já está! Bem, creio que é exactamente este o principal objectivo das aulas de ginástica… : - )

Nenhum comentário: