segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Estreia: entrega


Deixar-te foi difícil… para mim. Quase que me apetecia dizer então não te agarras às pernas da mãe a implorar que não se vá embora??? Mas QUASE, fico muito feliz que assim não tenha sido. É certo que foi a primeira vez. É certo, como me disseram, que ao 2.º e 3.º dias é que é mais difícil, pois já sabes ao que vais. Mas a verdade é que foste fantástica. Em casa começaste a dizer que querias que eu lá ficasse contigo. Voltei a explicar tudo outra vez, como vimos fazendo há muito tempo: Que a mãe e o pai voltam sempre; que não ficas sozinha, só não ficamos lá nós; que a escola é o sítio mais divertido de sempre; que a prof.ª R. te adora e te dá mimos se tu ficares triste; que a sesta é muito boa porque é numa sala com todos os teus coleguinhas; que as chuchinhas e o pato Pedro vão no teu saco para te acompanhar no ó-ó e que vais brincar tanto, tanto que nem vais acreditar… Não ficaste muito convencida em casa. Também recusaste a bata. Fomos andando. Chegados ao Colégio começaste a ver meninos mais velhos de bata. - Vês Margarida, aqui TODOS os meninos usam. - Para quê? - Para pintarem com aguarelas e plasticina e andarem no escorrega à vontade, sem sujar a roupa! Lá viste mais um e outro e lá achaste que devia ser mesmo giro andar de bata. : - ) Esticaste os bracinhos e ficaste toda orgulhosa. Ao pescoço levaste uma fitinha com o nome pendurado para não haver confusões no primeiro dia. Chegámos antes das nove para te dar tempo… Fomos ter à sala onde agurdam. Entraste à vontade e foste logo brincar. Era a sala de música. Ficámos a ver-te. De um lado para o outro, no meio de alguma confusão e algum choro de outras crianças. Passado um bocado chamei-te para ires conhecer o teu cabide. Fomos até ao pé da tua sala e procurámos a tua fotografia. Ficaste admirada de ter uma foto tua e tudo : - ) Pendurámos o saquinho. Voltei a dizer-te que ali estavam as chuchas, o chapéu, o pato Pedro. De repente perguntaste: poxo ir bincar mamã? Claro! E eu eu o pai podemos ir embora? Podem! Trocámos beijinhos e ouvimos um “até logo!”. Voltámos à sala de música. Voltaste à brincadeira. Passados uns minutos saíste em fila agarrada ao bibe da menina da frente que gritava em lágrimas… Fui dizer-te para lhe dizeres que não valia a pena chorar… E assim fizeste. De brinquedo numa mão e a outra a tentares dar à menina triste, lá foste. De vez em quando tentavas dizer-lhe não chores… mas sem resultado. Depois já não entrámos na tua sala. Ficámos à porta. Ficaste entretida. A porta fechou. Eu aclarei a garganta e fiz o meu melhor ar. Sorri. Segui.

Nenhum comentário: