domingo, 21 de setembro de 2008

9 meses...


Estás óptima. Vês e ouves bem. Palras muitíssimo e nota-se que já te queres exprimir por palavras. Emites variados sons já muito próprios associados a determinadas situações: como o espanto, a alegria, a contrariedade ou a adversidade, a surpresa, o sono ou a irritabilidade… Ritmo cardíaco normal. Respondeste bem a todos os testes, exames de reflexos, etc. Brincas muito, sabes brincar sozinha. Já começas a perceber como meter uns brinquedos dentro dos outros e depois a tirar tudo de novo de dentro dos mesmos ou de caixas, ou algo parecido. Também dás grandes mostras da tua personalidade. És determinada (ainda não sei se serás teimosa ou se tens apenas determinação). És um pouco preguiçosa, no sentido em que, para chegar a algo preferes a maneira mais fácil, o caminho mais curto. És refilona, muito embora sejas muitíssimo bem disposta e simpática. Interages muito, sobretudo connosco, com quem conheces bem, com os bebés da tua idade e miúdos pequenos. Também “te metes” com toda a gente, na rua, no café, nas lojas: geralmente, fazes de “burrinho velho” ou abres um largo sorriso. Gatinhas muito bem e com toda a facilidade. Pões-te em pé num ápice, não só agarrada aos móveis, às cadeiras, aos sofás, às nossas pernas, como apoiada no chão (embora ainda não consigas levantar depois os braços). Andas facilmente quando agarrada às coisas, sobretudo, para os lados. Já fizeste algumas tentativas de andar sem apoio, de um sítio ao outro de curta distância. Enfim… Poderia estar aqui horas… Estás crescida e dentro da média dos bebés da tua idade, bem, saudável e feliz.

Peso: 8.550kg Percentil: quase no 75

Altura: 69,5cm Percentil: 50

Perímetro Cefálico: 45cm

Percentil: mesmo quase no 75

Fecho os olhos e vejo-te, acabada de nascer, de cabelo muito negro e ainda sujo, sobre a minha barriga. Pequenina, bochechuda, redondinha, quente, tão frágil. Abro os olhos e… caminhas com velocidade para o 1.º ano de vida. Fico nostálgica e também muito feliz.


Um comentário:

cristina disse...

Com exactamente 35 anos de diferença, confirmo tudo: ser refilona, mas bem-disposta faz parte do cenário (cuidado porque a refilice vai refinar e muito!). Quanto à dúvida... É um misto de teimosia e determinação, que tem tendência a agravar. A dado momento verás que é mais fácil tentares a via do contrário, ou seja, se queres que faça, pede-lhe para não fazer :)