terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Diálogos, monólogos, frases soltas e outros registos…


(Tocaram à porta)

Eu é que abro a porta!!!

(Corres para a porta e pegas no intercomunicador)

Quem é? Está aí alguém?

(Como não ouviste resposta)

Adeus!!!


Eu: Quem é Linda?

Tu: É a Margarida.

Eu: E quem é feia?

Tu: É a Margarida.

Eu: Também és feia??

Tu: Não, eu não sou feia.

Eu: Ah bom…


(Na sala a fazeres construções de legos com o papá)

Está lindo! De ceteza que a mamã vai gostar!


Tu: Mamã vou à música.

Eu: Vais? Que bom! Então é melhor irmos vestir-te.

Tu: Eu consigo vestir-me sozinha.

(Muito bem dito, mas ainda não é bem verdade…)

Eu: Porta-te bem filha. Prometes?

Tu: Pometo.


Tu: Estou jangada com o papá!

Eu: Porquê?

Tu: O papel está estagado!

Eu: Foi o pai?

Tu: Sim! Vou pô-lo no lixo.

(E lá foste: esticaste-te muito junto à parede para abrires a luz da cozinha, foste até ao caixote do lixo, abriste-o, puseste o papel no lixo e voltaste, amuada).


- Eu vou contigo! Eu vou contigo!

(Praticamente para todo o lado da casa, seja connosco ou com a avó M.)


- Olha mamã, és tu na fotogafia, é ele (a apontar para o papá).


- Joana (a tua boneca Mexicana) tens o cabelo decorado. Fica aí sentadinha e tu também, quietinho (para outro boneco).


A pores os teus bebés no meu colo:

- Toma mamã, cuidado que ele é muito pequenino!


- Mamã tenho cocó, quero uma falda limpinha.


- Olha pa mim, estou a ajudar o papá!


Eu: Margarida temos de sair do banho.

Tu: Mamã agora estou a nadar.

Eu: Já acabaste de nadar?

Tu: Xim, agora estou a brincar um pouco…


Eu: Margarida vou à casa de banho, já venho.

Tu: Eu vou contigo! Eu vou contigo!

(Então ainda bem…)


Papá: Margarida não mexas na mala de mãe.

Tu: Vais dá-la?

Papá: Sim vou.

Tu: Pois, é dela.


Tu: Estou atrasada.

Eu: Para ires onde?

Tu: Trabalhar.


A apontar para as fotos:

Olha papá és tu! Agora xou eu e a mamã!


Depois do pai ter vindo almoçar a casa e se preparar para sair novamente:

Tu: Adeus papá, vai tabalhar, ganhar dinheirinho. Toma o teu casaco… e as chaves.

Papá: Obrigada filha, até logo.

Depois só as duas em casa.

Tu: Sou pequenina, não posso ir ao tabalho com o papá… Mas eu queio ir à rua, no carro.

Eu: Quando o pai chegar vamos à rua, pode ser?

Tu: Tá bem.


- Mamã vou com o papá, vou ver o que o papá vai fajer.


Chegaste a casa e eu tinha tirado as decorações de Natal. Estavam todas dispostas em cima do balcão da cozinha para as arrumarmos nas caixas.

Tu: Oh, o Natal já acabou!

Eu: Sim filha, mas para o ano há mais Natal.

Tu: Oh, mas eu quia agoia o Natal…


Papá: Margarida isso é sumo, não é água.

Tu: Mas eu qué bebê-lo!


Está uma pessoa na casa de banho…

Tu: Já fizeste?

Eu: Estou quase pronta.

Tu: E agoia já fizeste?

(Grrrrrrr!)


À mesa, depois de tu jantares, eu e o pai tentamos jantar… calmamente:

Tu: Mamã já acabaste?

Eu: Não.

Tu: E tu papá já acabaste?

(Grrrr!)


No dia a seguir ao Natal:

Recebi muitos pejentes! Tou feliz!


- O menino Jesus tem um burro e uma vaquinha, é pa aquecer, poque tem muito fio.


Tu: Mamã vem lá o tio k.!

Eu: Acho que não é o tio.

Tu: Então não sei quem vem lá.


Tu: São uns bincos mamã, teus?

Eu: São sim filha, os meus brincos.

Tu: Que lindos.


Tu: Toma o teu café mamã.

Eu: Obrigada querida. Já bebo.

Tu: De nada mamã!


Reforço:

O pai meu, a mãe minha, a chucha minha!


Pintora

Tu: Olha mamã o meu desenho, fui eu que pintei.

Eu: Que bonito filha.

Tu: Olha o quadro fui eu que pintei as meninas. E a parede, pintei de cor laranja!

Eu: Tu?

Tu: Xim! Pintei o candeeio!

Eu: Ah foi e de que cor?

Tu: Cor rosa!


À espera de ires para o banho, apareces na sala sem as calças e com as collants pelos tornezelos:

Estou ponta!!!

(Lol!)


- Esta música é muito gira!!! Eu góto!


Eu: Agora vamos tomar banho.

Tu: Tu já tomate mamã.

Eu: Tens razão, eu já tomei banho. Agora é a tua vez.

Tu: Agora xou eu!!!


Papá: Dás a tua chucha ao bingo (cão dos desenhos animados)?

Tu: Não, nem pensar!


Ao colo do pai a mexeres o arroz no tacho com uma colher de pau:

Sou a cozinheira!


Papá: Oh filha, tu fazes tudo por um chocolatinho!

Tu: Eu sei…


- Também queio pintar as unhas mamã, que bonitas!


- Mamã és tão quida.


Nos dias que antecederam o Natal… e também uns dias depois:

- Feliz Natal! Feliz Natal!


O avô deu-te vinho a cheirar, pois querias beber do copo dele:

O binho é bom avô.


Eu: Já almoçaste filha?

Tu: Sim, eu já papei.


Depois de eu ter colocado umas margaridas no cortinado do teu quarto em casa da avó M.:

Olha mamã, o cotinado é novo! Uau!


Tu: Anda papá! Anda!

Papá: Onde Margarida?

Tu: Aui!

(Ali, que é como quem diz, já vais ver, é melhores vires primeiro comigo…)


Avô F.: Isso é ketchup, não é para ti.

Tu: Mas eu queio o chup…

Eu: Mas isso não é bom para a tua barriga.

Tu: Talvez o peixe com chup?


- Olha avô, uma cara sorrida!


- Aquexe Mané, faz xabor, põe no forno.


Abri a porta de um armário da cozinha:

Mamã tem imensas coisas!


- Adeus mamã, até à póxima!


No dia seguinte aos teus anos:

Queio outa festa mamã. Queio ir para a festa agoia…


Pegaste num “M” do teu puzzle e disseste-me:

Olha, é letra de mamã!


Depois de riscares a parede a um cantinho:

Olha o que eu fiz papá!


Mamã, olha o meu pejente! É lindo!


Na tua festa de anos:

Adeus e obrigada!

(Esta foi o avô F. que te ensinou!)


Tu: Mãe tás com frio?

Eu: Sim, estou.

Tu: Então põe as pantufas!


Em casa ouvia-se uma picareta das obras em frente, a trabalhar:

Mamã, é um pica-pau!

Nenhum comentário: